Padrão Fifa que nada! Agora é padrão CBF #Brasileirão2014
A Copa do Mundo se foi e deixou ainda muitas dúvidas entre nós. Se foi realmente tão boa quanto se imagina ou ruim demais como alguns preferem pensar. Mas uma coisa podemos ter certeza. Desde a entrega do troféu no domingo sai de campo o chamado “padrão Fifa” para dar lugar ao “padrão CBF”. O que muda?: Muda tudo!
Aqui, por exemplo, nem sempre time que termina o campeonato na zona de rebaixamento é rebaixado. Preciso falar algo mais? Sim? Falarei então. Aqui também não se cumpre o Estatuto do Torcedor, marginal no estádio não é punido mesmo que sua cara seja estampada em todos os sites, jornais, tvs, redes sociais… Bom, melhor parar por aqui, afinal de contas, é o que temos. Ou nos contentamos com o Brasileirão que aí está, ao menos por hora, ou ficamos assistindo e invejando outros campeonatos pelo mundo afora.
Sendo assim, a partir de hoje vamos recomeçar os trabalhos imaginando que os clubes estão muito bem para as condições atuais do futebol brasileiro e que o material humano aí disposto é suficiente para nos dar um tantinho de alegria nos meios e finais de semana. E a dupla Gre-Nal?
Bom, essa vem mais ou menos como terminou a primeira etapa, disputada antes do início da Copa. No Inter pouca coisa muda. Nesse reinício o time de Abel até está em vantagem, pois não conta com Alex e o bom chileno Aránguiz. Mas como todo mundo está recomeçando, talvez a diferença nem seja sentida até o retorno dos dois. A estreia do argentino Luque também é bastante aguardada.
Nenhuma estreia colorada, no entanto, é tão aguardada quanto no lado tricolor, onde o meia Giuliano é tido como uma das melhores contratações nacionais nesse período de Copa. Acima dele, com maior expectativa, creio que só Kaká, que já nem á tão novidade assim e nem vem para ficar por muito tempo. Além disso, o Grêmio muda em algumas posições e funções até. Embalado pela Copa do Mundo, Enderson Moreira resolveu escalar um zagueiro na lateral. Deu certo na Alemanha campeã, vai saber? Quem também está por um fio para deixar o time titular é Barcos, cujas oportunidades vão ficar mais escassas jogo a jogo.
No demais, vamos esperar a bola rolar para saber se teremos ou não surpresas, se o Cruzeiro segue embalado, se novos favoritos surgem, se os candidatos ao rebaixamento continuam os mesmos. Que role a bola então para o nosso Brasileirão padrão CBF.
Ah, em tempo, não vamos esquecer que a poderosa confederação prometeu para amanhã uma coletiva de imprensa “com novidades”. Será que teremos mesmo novidades ou teremos que provar de “mais do mesmo”?
![]() |
Meia Giuliano é uma das principais contratações nesta retomada de Brasileirão. Foto: Lucas Uebel/Grêmio |