Última semana do ano também terá divulgação de nome dos secretários de Tiago Gorski Lacerda
Por enquanto tudo é especulação. Há os que digam que já conhecem a lista completa, mas a verdade é que os nomes dos secretários de governo de Tiago Gorski Lacerda seguem guardados a sete chaves, ou quase isso. A promessa é de que esse mistério se desfaça em algumas horas. A previsão extraoficial é de que o anúncio oficial, feito pelo próprio prefeito eleito será feito entre o dia 29 e o dia 31, portanto, poucas horas antes da posse (dia 1º) e de iniciar oficialmente seu trabalho no dia 2, já que diariamente ele circula pelos quatro cantos da prefeitura e participa diretamente do processo de transição.
Como não tenho esses nomes, vou repassar aqui um pouco mais do que tenho ouvido nos bastidores (já havia postado algo na semana passada). Creio que a lista final não vá ser tão diferente, mesmo que surpresas sempre possam surgir quando se trata de política e de atender os anseios partidários.
![]() |
Foto do secretaria deve mudar bastante a partir do dia. Foto: Márcio Brasil |
Nomes dados como certos no Governo Tiago:
Eldrio Machado – Comandou a campanha eleitoral e foi escolhido para coordenador o trabalho de transição entre os governos Ruivo e Tiago. A Chefia de Gabinete parece ser o posto a ser ocupado.
Mara Rebelo – Também atuou na linha de frente da campanha Gorski/Cardoso e é cotada para mais de uma pasta. Em tese seria a mais indicada para a Educação, mas recentemente seu nome ganhou força para a Assistência Social.
Gisele Ribeiro – Até poucos dias o nome de Júlio Ruivo era o preferido para assumir a secretaria de Saúde, porém a suposta pretensão do atual prefeito em se candidatar à Assembleia Legislativa em 2018 abriu caminho para que a atual coordenadora do Centro Materno Infantil passasse a ser favorita para o cargo. Tem experiência na área e pode/vai contar com a orientação de Ruivo, que atuou no comando da Pasta durante seu mandato como vice de Chicão.
Haroldo Poey – Assumiu a secretaria de Obras durante o período de doença de Fernando Nascimento e é considerado peça fundamental no planejamento e execução dos principais projetos do município. Tem experiência e qualificação, por isso deve ganhar força na nova administração, onde provavelmente terá sob sua tutela as pastas de Planejamento e Gestão, que devem ser integradas a SMOV.
Ademar Canterle – Secretário de Planejamento no Governo Ruivo, deve assumir a Agricultura. Interinamente pode responder pela secretaria de Meio-Ambiente também.
Na cabeça do novo prefeito é certo que tudo já está definido, mas algumas secretarias podem iniciar seu mandato com comando interino, caso da Indústria, Comércio e Turismo, onde Roger Ross não permanece, mas o nome de seu substituto tem dado dor de cabeça. Pelo menos dois convidados recusaram, cada um por seus motivos, a pasta. A Educação também está dando trabalho, onde haveria uma forte pressão por mudanças. A permanência de Denise Cardoso está longe de ser uma convicção.
A especulada secretaria de Cultura (e que agregaria também o Turismo) vai ficar para um segundo momento. O vereador Davi Vernier teria agradecido o convite para comandá-la. Há quem diga que Denise Cardoso, que já atuou no Departamento de Cultura antes de ser secretária, também teve seu nome analisado para comandar a secretaria que pode ser criada a qualquer momento, mas ainda não possui orçamento próprio, já que está ligada à Educação.
Para fechar, o atual Chefe de Gabinete, Luiz Felipe Pinto tem tudo para permanecer. Depois de oito anos atuando lado a lado com o prefeito ele passaria a responder pela Procuradoria. Quem também esteve ao lado de Tiago no últimos tempos é o Assessor de Imprensa Márcio Brasil. Com a chegada de Gorski à Chefia do Executivo, Brasil ganha força e passa a atuar mais “dentro do gabinete”, já que desde sua entrada na prefeitura esteve mais próximo de Tiago na secretaria que do prefeito Ruivo.
Bom, muita gente vai dizer que são só palpites. E têm razão! São palpites, todos baseados em conversas de bastidores. Algumas situações podem mudar, mas o grupo de trabalho não vai fugir muito disso. Informações oficiais mesmo somente na noite do dia 29. Ou no dia 30. Ou no dia 31? Não seria surpresa se a nominata surgisse do nada, quando ninguém espera. Por isso é bom ficar de olho nas redes sociais.